top of page
Buscar

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda São Geraldo

Atualizado: 30 de set. de 2020

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda São Geraldo completa 21 anos de existência e tem muito a comemorar!



A RPPN Fazenda São Geraldo é pioneira quando o assunto é ecoturismo, educação ambiental, além de pesquisas científicas e conservação da biodiversidade, tendo sido a segunda a ser homologada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul, em 21 de maio de 1999, se tornando referência para todo o Estado.

Com uma área total de 642 hectares, a RPPN está localizada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e comporta em sua reserva as atividades turísticas desenvolvidas pelo atrativo “Rio Sucuri Ecoturismo”, com passeio de flutuação em um dos rios considerados como o terceiro mais cristalino do mundo, razão pela qual o passeio se tornou um dos mais procurados pelos amantes da natureza que visitam a cidade de Bonito, localizada a 280 km da capital do Estado.



Os turistas que visitam a RPPN têm a oportunidade de observar as nascentes do rio Sucuri e as riquezas da fauna e flora, realizando trilhas e um revigorante passeio de flutuação, em contato com o mundo subaquático nas águas cristalinas.



Aliar a prática do ecoturismo com a conservação do meio ambiente exige, entre outras práticas, o monitoramento ambiental, exigência legal para a continuidade das atividades. Assim, através de pesquisas e dos monitoramentos constantes, foram identificadas 298 espécies de animais, sendo 203 aves, 25 anfíbios, 27 mamíferos, 29 peixes, 14 répteis. No entanto, ainda há muito a ser descoberto e os estudos não param.

Importante destacar que em nosso país, as Unidades de Conservação estão entre as principais destinações de turismo ecológico, respeitando os ditames da Lei Federal 9.985, que estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação no Brasil.







A criação e a elaboração de planos de manejos em RPPN’s auxiliam no disciplinamento das atividades turísticas, visto que as atividades previstas em seu plano de manejo são baseadas em estudos que seguem roteiro metodológico especifico.

O atrativo Rio Sucuri Empreendimento prioriza a conservação e preservação do meio ambiente, razão pela qual desenvolve diversas atividades que vão além das mínimas exigidas pelo seu plano de manejo, buscando constantemente causar o menor impacto ambiental possível e atender sua função social.




Osvaldo Esterquile Júnior

758 visualizações0 comentário
bottom of page