Buscar

Rio Sucuri recebe título de ‘Amigo do Meio Ambiente’ pelo Projeto Educando com Turismo

Atualizado: 15 de jul.

O projeto Educando com o Turismo, desenvolvido pelo Rio Sucuri em parceria com a In plantar, foi premiado com o título ‘Amigo do Meio Ambiente’, concedido pela Secretaria de Meio Ambiente de Bonito e pela Câmara Municipal, por meio da Lei Municipal 1475/2018, que tem como objetivo reconhecer publicamente organizações, empresas, projetos e pessoas físicas que atuam de forma relevante para a conservação da natureza.





A proprietária do atrativo, Cristiane Spani, destacou que a contemplação do Rio Sucuri enquanto empresa, com o recebimento do prêmio ‘Amigo da Natureza’, é um indicativo muito positivo.

“Nós recebemos com bastante alegria e motivação, porque de modo muito assertivo, está nos indicando que estamos num caminho de desenvolvimento e fazendo parte da construção de um futuro melhor”.


Ela também reforça que o projeto Educando com Turismo foi o pioneiro no sentido de Educação Ambiental no atrativo. “O Rio Sucuri existe como atividade turística há mais de 20 anos, desde meados da década 90 e se comparado a isso, a área de projetos ambientais é relativamente nova. Por isso a parceria com a In plantar foi essencial, principalmente no trabalho com as escolas”, acrescenta.




A primeira edição do projeto foi em 2019 e envolveu alunos das escolas municipais de Bonito em uma gincana de arrecadação lacres, garrafas pet e latinhas, que foram doados a ‘Escola Caminho da Esperança/Pestalozzi’, dando continuidade a campanha, ‘Lacre é Bonito’, realizada pela instituição para a aquisição de cadeiras de rodas.



Em 2020 e 2021 as atividades foram virtuais, devido ao período de pandemia, com concursos de desenho, com crianças entre 8 e 14 anos e adoção de mudinhas. Confira como foram as edições anteriores nos links:


Educando com Turismo


Educando com turismo Resultado




Osvaldo Esterquile, engenheiro ambiental e responsável pela coordenação das ações ambientais do passeio, também reforçou a importância da premiação e agradeceu ao Executivo pela valorização de práticas ambientais.

“Quero agradecer a administração atual pelo reconhecimento, porque este tipo de título valoriza e estimula outras empresas e mesmo as que já estão articulando projetos desse tipo, a continuar e melhorar os projetos cada vez mais. E também um agradecimento à secretária Ana Trevelin, por estar observando de perto, cada atitude, iniciativa, que foi premiada”.

Além do Rio Sucuri, sete instituições não governamentais, entre elas a IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), que foi parceira na seleção dos desenhos em 2020, também foram premiadas e três que se comprometem à conservação da natureza através de programas e projetos continuados de plantio de mudas nativas, educação ambiental e proteção de fauna, por exemplo, receberam o título de Amigo do Meio Ambiente.







Rio Sucuri

O Rio Sucuri está localizado em uma propriedade rural, que alia diferentes atividades, como agricultura, pecuária e turismo, bem como uma área de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de mais de 642 hectares. Está entre os dez rios mais cristalinos do mundo e possui uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) para auxiliar no desenvolvimento dos projetos socioambientais.



Além do Educando com o Turismo o atrativo também está desenvolvendo o projeto Vida Mais Doce – trata-se de um meliponário, com a criação de abelhas sem ferrão, nativas da região; o projeto Agroflorestando, que mostra uma forma de cultivo por meio de um conjunto de técnicas Agroflorestais (SAF) que reúne agricultura e preservação ou recomposição ecológica e o projeto Adote sua muda, desenvolvido em parceria com a IASB, que consiste na venda de mudinhas nativas, em valor simbólico, no qual parte é doado para a instituição para ações de conservação no município de Bonito.


364 visualizações0 comentário