top of page

Uma história centenária;

O passeio de flutuação do Rio Sucuri existe como atividade turística  desde a década de 90 e nesse período já recebeu muitos turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. O receptivo do passeio turístico fica na antiga sede da fazenda São Geraldo, construída em de 1971. O antigo galpão da fazenda é de 1956, local hoje dedicado para exposição dos artesãos de Bonito e exposiçäo de materiais ambientais.

​  A propriedade foi adquirida por Cândido Pinheiro no ano de 1908, família originária do estado do Paraná, vieram para o antigo estado do Mato Grosso ocupando grande extensões de terras, numa região pouco habitada. Originalmente chamada de Fazenda Triunfo, possuía uma área de 32.000 ha, também encontrava-se em sua área as nascentes dos principais rios de Bonito; Formoso e Sucuri.

​  Até a década de 1970 a atividade principal da fazenda era o manejo de gado em função da pecuária. Na década seguinte a atividade principal da fazenda passa então da pecuária para a agricultura, sendo plantado seis mil hectares de lavoura de soja, milho, aveia e trigo.

​  A década de 1990 trouxe novas mudanças para a fazenda com a chegada do turismo no município de Bonito. A fazenda começa então a receber visitantes nas nascentes do rio Sucuri, com isso algumas modificações se fizeram necessárias para adaptar a fazenda e esse novo segmento em desenvolvimento.

Antigos e atuais proprietários da fazenda São Geraldo:

Cândido Pinheiro e Perciliana Pinheiro

Candido Pinheiro Filho e Alda Corrêa Pinheiro

Geraldo Majella Pinheiro e Josiene de Freitas Pinheiro

                                                                                                                                                                                               #  CURIOSIDADES

   O receptivo do passeio do Rio Sucuri fica na antiga sede da fazenda São Geraldo, adquirida em 1908. A casa que já foi sede da propriedade foi construída no ano de 1971 e foram utilizadas madeiras retiradas da propriedade a mais de 50 anos, principalmente aroeira, constituindo-se numa das mais belas construções desse tipo no município.  

   

   

 

  O antigo engenho e galpão foram construídos em 1956, hoje o local dedicado a exposições de artes dos artesãos local, conteúdos ambientais, cursos e treinamentos promovidos pelo passei turístico.  

   

   

 

 

 

No restaurante do passeio é possível experimentar uma das receitas tradicionais da família a "Bacalhoada de Peixe Seco" trazendo um pouco das memórias desta histórica fazenda. 

 

 

   

 

 

 

 

 

   

 

 

# Em 1947 uma seca muito forte prejudicou os fazendeiros de toda região, o que motivou Cândido Pinheiro Filho a vender 500 ha da propriedade a seu amigo e vizinho, pois este precisava de uma “aguada” (terreno com água disponível). A área vendida é onde se encontra hoje a nascente do rio Formoso, permanecendo na propriedade apenas as nascente do rio Sucuri.

 

 

 

 

 

 

 

  

#  A criação da RPPN que por ato voluntário, foi uma das primeiras a ser estabelecidas no estado de Mato Grosso do Sul com área de 642 há em 21 de maio de 1999, visando a conservação da natureza e a proteção das nascentes do rio Sucuri.

bottom of page