MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA
A Fazenda São Geraldo, antiga Fazenda Triunfo, foi adquirida pela família em 1908 por Candido Pinheiro e seus irmãos da antiga proprietária D. Leucádia Alves Salgueiro, as terras eram ocupadas com gado e de pouca densidade populacional.
A família Candido Pinheiro é originária do estado do Paraná, onde lidavam com gado e faziam comércio de tropas, o que propiciou a alguns membros da família conhecerem o estado do Mato Grosso do Sul mais precisamente na região da Cidade de Bela Vista. O que os abriu perspectivas de negócios na região. Inicialmente a família comprou suas terras, posses e gado em 1890, na região da cidade de Bela Vista e continuaram a fazer comércio de tropa.
Uma vez estabelecidos em Bela Vista expandiram suas terras e posses para a cidade de Bonito, porém inicialmente não vieram ninguém da família, somente preposto e a administração era centralizada em Bela Vista.
Somente em 1920 um dos membros da família Sr. Sebastião Carvalho de Toledo, irmão de Candido Pinheiro, passou morar na sede da fazenda em Bonito, antigamente chamada de Fazenda Triunfo e seu tamanho original era de 32.000 há de pastagem nativa, Cerrados empastados, várzeas alagadiças e pequena extensão de mata, 10% da área.
Na atualidade a fazenda São Geraldo tem uma área correspondente a 8.000 ha adquirida por herança, o que era o nome de uma invernada passou a ser o nome da fazenda (São Geraldo).
A sede administrativa ainda era a fazenda São luíz em Bela Vista (distante 50km em linha reta). O gado era levado até lá uma ou duas vezes por ano para marcar, castrar, divisar, comer sal, amansar e apartar para venda. Também não existiam cercas de divisas com fazendas vizinhas e todos trabalhavam juntos para reconhecer o seu animal e colocar o seu sinal (divisa). A Fazenda tinha umas 12 pessoas e com os vizinhos totalizavam 50 para esse serviço. Plantava-se somente mandioca e um pouco de milho que era guardado em espiga para o trato das galinhas.
Geraldo Majella Pinheiro, atual proprietário da Fazenda e neto de Candido Pinheiro, descreve algumas de suas lembranças de infância entre elas como era a sede da fazenda naquela época; “Era uma casa de barro batido, coberta de sapé. Morávamos na cidade de Aquidauana e a fazenda que frequentávamos assiduamente era na cidade de Bela Vista, fazenda São Candido. Vinhamos para a fazenda São Geraldo uma a duas vezes por ano e ficávamos de 10 a 15 dias. Não existia ponte sobre o rio Formoso. Para se ir a cidade de Bonito, tinha que dar a volta pela fazenda Curé (rio da Prata). Quando chovia formavam muitos atoleiros nas estradas. Somente era viável vir até a fazenda São Geraldo no período de seca. A casa era muito agradável, ficava no mesmo lugar aonde está a cozinha do restaurante atual, hoje sede do atrativo turístico do Rio Sucuri.” (Geraldo Majella Pinheiro)
Em 1956 foi construída a casa de madeira ao lado do restaurante, atual sede e receptivo do atrativo turístico do Rio Sucuri. O antigo galpão da fazenda também foi construído nesse mesmo ano, esse galpão hoje é utilizado para exposição de artes de artesões locais e exposição de materiais ambientais da RPPN São Geraldo.
História da Fazenda resumida;
-
Década de 10 – Período de manejo bastante primitivo
-
Década de 20 – Vinda de Sebastião Carvalho de Toledo para morar na região.
-
Década de 30 – Falecimento de Cândido Pinheiro onde por herança foi recebido 8.663ha por seu filho Cândido Pinheiro Filho.
-
Década de 40 – Candido Pinheiro Filho efetivamente começou a administrar a propriedade.
-
Década de 50 – a fazenda tornou-se rentável com a pecuária.
-
Década de 60 – em 1966, Geraldo Majella Pinheiro aos 22 anos, iniciou os trabalho na fazenda como gerente auxiliando o pai Cândido Pinheiro Filho. Os pastos que antes eram de capins nativos (capim-limão, carona, barba de bode), foram melhorados neste período com a implantação do capim Jaraguá em toda a fazenda.
-
Década de 70 – substituição do pasto Jaraguá por braquiária e Lavouva.
-
Década de 80 – Falecimento de Cândido Pinheiro Filho. Nesse período a fazenda passou da pecuária para a agricultura, foram plantados 6 mil ha de lavoura de soja, milho, aveia e trigo. Em 1983 início das atividades extração de calcário sedimentar.
-
Década de 90 – Falecimento de D. Alda Corrêa Pinheiro em 1994. Retorno as atividades de pecuária. Geraldo Majella Pinheiro recebe por herança a propriedade.
Antigos e atuais proprietários da fazenda São Geraldo:
-
Cândido Pinheiro e Perciliana Pinheiro
-
Candido Pinheiro Filho e Alda Corrêa Pinheiro
-
Geraldo Majella Pinheiro e Josiene de Freitas Pinheiro