top of page

Bonito planta o futuro: Bosque das Araras é implantado no Rio Sucuri Ecoturismo com plantio de 250 árvores nativas

  • Texto: Kemila Pellin
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 22 horas

Ação envolveu alunos da rede municipal e contou com a participação de convidados especiais, como o cantor Bruninho Cerri e a influenciadora Mariana Beltrame

Nesta segunda-feira (10), o Rio Sucuri Ecoturismo sediou o plantio de 250 árvores nativas, marcando a criação do Bosque das Araras, um espaço destinado à conservação da fauna pantaneira e à educação ambiental.



A atividade contou com a participação das crianças do 5º ano B da Escola Municipal Vitalina Vargas Machado, que, além de contribuírem com o plantio das mudas, participaram de uma visita guiada por outros projetos ambientais desenvolvidos no atrativo, como o Meliponário, que abriga abelhas nativas sem ferrão, e a Horta Agroflorestal, onde são cultivadas espécies alimentares em harmonia com a natureza.


Bosque das Araras Rio Sucuri
Bosque das Araras Rio Sucuri
“Participar do plantio foi uma experiência muito gratificante. Vai ser muito legal ver as aves aproveitando o espaço”, contou a aluna Maria Fernanda Valente, empolgada com o momento de plantar sua primeira árvore.
ree

O novo bosque ocupa uma área de mais de 2 mil metros quadrados e reúne espécies como jacarandá-mimoso, sete-copas, amendoim-de-arara, baru e copaíba. A proposta é transformar o local em um refúgio natural para as araras e outras aves, ampliando as áreas de proteção e de nidificação dessas espécies.


De acordo com Osvaldo Esterquile Junior, técnico ambiental responsável por alguns dos projetos do atrativo, a ação integra o projeto Educando com Turismo, que aproxima o Rio Sucuri das escolas municipais.


“Nós já desenvolvemos o projeto Educando com Turismo, então essa também é uma ação dele. O bosque é um espaço para trazer mais área verde para a sede da fazenda, mais sombra e fauna próxima dos visitantes. Trazer as crianças para plantar é importante para que elas interajam fora da sala de aula com o conteúdo que já estudam. Apesar de morarem no interior, muitos nunca haviam plantado uma árvore — e essa vivência cria uma relação de cuidado com a natureza”, explica.

“Esse vínculo entre o Rio Sucuri e as escolas, proporcionando aulas de campo em que os alunos vivenciam na prática o que aprendem em sala, é algo muito importante e gratificante. Além de fixar o conhecimento, desperta neles o desejo de cuidar da natureza e preservar o meio ambiente, semeando um futuro melhor para todos. Afinal, para cuidar é necessário primeiro conhecer — e nada melhor do que essa interação prática, que, além de promover o contato direto e a sensibilização ambiental, inspira ações sustentáveis e de regeneração.”, afirmou.

A professora Cristiane Souza da Cunha, que acompanhou a turma, reforçou a importância da iniciativa.


“Uma ação como essa é enriquecedora, desperta neles, desde pequenos, a consciência de preservar o meio ambiente. Esse processo de construção de um bosque é prazeroso e divertido. Espero que possamos voltar daqui a alguns anos para ver como ficou”, disse.


Responsável pelo jardim e pela horta agroflorestal, Élida Martins Aivi também atua como parceira na construção e manutenção da agrofloresta.



“Hoje estamos criando o Bosque das Araras. Eu coletei as sementes e produzi as mudas no Viveiro Boa Vida, que fica na minha propriedade, onde trabalhamos com reflorestamento e fornecemos mudas para Bonito e diversas cidades. Como tem crescido a área de lavoura, as araras buscam locais para fazer ninho e não encontram. Por isso, a maioria das mudas aqui é de amendoim-de-arara, uma espécie que fornece alimento e abrigo para elas”, explicou.

O projeto é idealizado pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, fundador do Projeto Água Vida, que há dez anos realiza ações ambientais em várias regiões do país.


“No ano passado, tivemos a ideia de criar uma ala no viveiro da Élida dedicada a produzir mudas das árvores que as araras gostam. Hoje estamos aqui para plantar essas mudas e criar esse primeiro recanto, não apenas para as araras, mas para diferentes espécies da fauna local”, destacou Barila.

A sócia proprietária Cristiane Spani lembrou que recebeu com entusiasmo o convite para abrigar o bosque dentro do atrativo.

“Ao longo dos anos, o Rio Sucuri foi construindo uma história que vai muito além de revelar a beleza da natureza. Ele se transformou em um espaço de sensibilização e aprendizado, onde as experiências sensoriais despertam a consciência para as questões do meio ambiente. Receber o Bosque das Araras é dar continuidade a esse propósito, transformando o cuidado com a natureza em um legado vivo de regeneração e conexão com a vida”, reforçou.


Além dos alunos e parceiros ambientais, o plantio contou com a presença de convidados especiais, como o cantor Bruninho Cerri, da dupla sertaneja Bruninho e Davi, e a modelo Mariana Beltrame, que também participaram da ação e plantaram suas árvores.

ree

O Bosque das Araras é resultado de uma parceria entre o Projeto Água Vida, o Rio Sucuri Ecoturismo, a Chácara Boa Vida e a Fundação Neotrópica do Brasil, reforçando o papel de Bonito como referência em turismo sustentável e educação ambiental na prática.

 
 
 

Comentários


  • I
  • F
  • P
  • Y

© 2020 Todos os Direitos Reservados Rio Sucuri Ecoturismo

bottom of page