top of page
Buscar

Projeto Rio Sucuri -Educando com Turismo II edição envolve alunos em concurso de desenho

A 2ª edição do projeto Rio Sucuri – Educando com Turismo precisou passou por adequações, devido a pandemia do Coronavírus, e neste ano aconteceu na modalidade online, com um concurso cultural de desenho com o tema “O que tem no Rio Sucuri, que o mundo precisa conhecer?”, objetivando fomentar a biodiversidade local do Rio Sucuri, a importância do turismo para preservação da Natureza e o envolvimento com a comunidade local, através das crianças e pais no ambiente escolar.





O edital foi publicado no site do Rio Sucuri, com as orientações sobre como o desenho deveria ser feito e enviado, tudo de forma virtual, para respeitar as regras de distanciamento social previstas nos protocolos de biossegurança. Participaram crianças entre 8 e 14 anos, que estão matriculas no município, seja na rede de ensino pública ou privada.

Foram recebidos mais de 100 desenhos, no qual 30 foram selecionados por uma equipe técnica, composta por membros do IASB, Rio Sucuri e da Implantar, para participar de votação popular, realizada pela página do Facebook do atrativo. “Os desenhos selecionados foram postados na rede social e cada curtida equivalia a um voto. A interação do público foi bem legal, porque os concorrentes incentivam os amigos e familiares a entrar e votar”, detalha Osvaldo Esterquile, engenheiro ambiental e responsável pela coordenação das ações ambientais do passeio.


Os 15 mais votados na participação popular foram premiados com um dia de atividades no Rio Sucuri, incluindo flutuação completa, caminhada no quintal para conhecer os projetos ambientais, almoço com bebida e transporte. “Cada aluno ainda teve direito a levar um convidado familiar acima de 18 anos, geralmente pai ou mãe, e um professor de livre escolha, com o intuito de realmente envolver a comunidade bonitense no turismo. Parece estranho falar, mas grande parte dos moradores da cidade, não tem acesso aos atrativos e é essa realidade que nós estamos tentando mudar, através do projeto”, acrescentou Osvaldo.






As premiações foram no mês de novembro. Durante a visita, os alunos também entregam o desenho original.


A primeira edição do projeto ‘Rio Sucuri, Educando com Turismo’, foi desenvolvida ao longo de nove meses com alunos das escolas municipais de Bonito (MS) em 2019, através de uma gincana de arrecadação lacres, garrafas pet e latinhas, que foram doados a ‘Escola Caminho da Esperança/Pestalozzi’, dando continuidade a campanha, ‘Lacre é Bonito’, realizada pela instituição para a aquisição de cadeiras de rodas.

O objetivo era educar e conscientizar as crianças e adolescentes sobre os cuidados com meio ambiente, através do descarte adequado dos resíduos, além de despertar os sentimentos de solidariedade e inclusão, o projeto envolveu cerca de mil alunos, de sete escolas municipais e arrecadou mais de 550 kg de material reciclável.


Protocolos de Biossegurança

É importante destacar que durante a visita ao atrativo, os alunos, familiares e professores seguiram todas as regras de biossegurança previstas no Protocolo do atrativo, desde o uso de máscaras em espaços compartilhados, higienização das mãos e distanciamento entre os grupos.

O Rio Sucuri fez uma série de alterações físicas e na forma de atendimento, para garantir a segurança dos visitantes durante a pandemia.



279 visualizações0 comentário
bottom of page