top of page
Buscar

Rio Sucuri participa da XI Feira Socioambiental de Bonito com exposição de Meliponário


O Rio Sucuri foi um dos convidados para exporem na XI Feira Socioambiental de Bonito e compartilhar com os visitantes, os conhecimentos sobre as abelhas sem ferrão, nativas de Mato Grosso do Sul, que fazem parte do Meliponário do atrativo.


As abelhas sem ferrão são responsáveis pela polinização da flora nativa, lavouras e pomares, contribuindo para a produção de alimentos e para a manutenção da biodiversidade vegetal. Essas espécies são abundantes em nosso Estado, porém estão sendo ameaçadas pelo avanço do desmatamento, queimadas e uso de agrotóxicos.

O Rio Sucuri faz parte da RPPN Fazenda São Geraldo e tem buscado promover e incentivar práticas de conservação do meio ambiente em todo o espaço físico de sua propriedade. No atrativo já foram implantados projetos como o “Educando com Turismo”, a Agrofloresta e o Meliponario que consiste um local específico para criação das abelhas sem ferrão, nativas do estado. A elaboração do projeto e instalação do Meliponário contou com a ajuda da zootecnista Jovelina Maria de Oliveira e da agrônoma Franscimar Perez, especialistas no manejo das abelhas sem ferrão. "A ideia era criar um espaço para visitação dos turistas, no qual eles pudessem conhecer um pouco da diversidade de abelhas que temos no nosso Estado e no Brasil e também ter contato com elas de pertinho. Abrir a colmeia, ver como funciona e ver que elas são inofensivas”, detalhou a zootecnista.

Como a iniciativa tem dado ótimos resultados, sempre atraindo a atenção dos visitantes e até sendo incluída na programação de congressos e eventos ligados ao Meio Ambiente no Município, o atrativo foi convidado a expor o meliponário na Feira Socioambiental, com stand exclusivo sobre o tema.

“É uma satisfação enorme participar da Feira Socioambiental de Bonito, porque além da importância das temáticas sobre o meio ambiente, são muitos os envolvidos na realização desse evento, que vão desde as Organizações sem fins Lucrativos, instituições públicas, privadas e civis que se voluntariaram, todos com objetivos em comum: sensibilizar pessoas para conscientizar sobre as questões da natureza, como por exemplo, o uso dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável do município e região”, destacou a proprietária do atrativo Rio Sucuri, Cristiane Spani.

@fotografandobonito
Foto: @fotografandobonito



O stand do Rio Sucuri contou com o presença do Engenheiro agrônomo Eliel Freitas Júnior que é Meliponicultor há mais de 20 anos.

Foto: @fotografandobonito
Foto: @fotografandobonito


A Feira Socioambiental de Bonito recebeu cerca de 4 mil crianças da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino, além dos projetos sociais e demais visitantes, entre os dias 5 e 7 de junho de 2023. O evento aconteceu no Espaço do Sesc, que neste ano foi parceiro da Prefeitura de Bonito e do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) na organização do evento.


1.083 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page