top of page
Buscar

Projeto do Rio Sucuri arrecada 550 kg de material reciclável e leva crianças para conhecer atrativo

Atualizado: 14 de fev. de 2020

Parte do material foi doado para a Pestalozzi de Bonito e vai ajudar na aquisição de cadeiras de rodas




A primeira edição do projeto ‘Rio Sucuri, Educando com Turismo’, desenvolvido ao longo de nove meses com alunos das escolas municipais de Bonito (MS), foi considerada inovadora e motivacional pelos pais e professores. Com o objetivo de educar e conscientizar as crianças e adolescentes sobre os cuidados com meio ambiente, através do descarte adequado dos resíduos, além de despertar os sentimentos de solidariedade e inclusão e proporcionar um dia de diversão em um dos rios mais cristalinos do mundo, o projeto envolveu cerca de mil alunos, de sete escolas municipais e arrecadou mais de 550 kg de material reciclável.


Através de uma gincana, os alunos foram motivados a arrecadar lacres, garrafas pet e latinhas, que foram doados a instituições como a ‘Escola Caminho da Esperança/Pestalozzi’, dando continuidade a campanha, ‘Lacre é Bonito’, realizada pela instituição para a aquisição de cadeiras de rodas. Os materiais também serão usados em projetos desenvolvidos pela Pestalozzi durante as atividades diárias ou poderão ser vendidos e a verba revertida para a Associação.



Ao todo, foram arrecadados 554.885 kg de material e a turma vencedora de cada escola, entre urbanas e rural, tiveram direito a um dia de passeio com acompanhante no atrativo Rio Sucuri, que além de proporcionar momentos únicos de interação com a natureza, através da flutuação em uma das águas mais cristalinas do mundo, também incluiu momentos de aprendizado com a visitação aos projetos ambientais realizados no atrativo, como a horta orgânica, compostagem, energia limpa, coleta seletiva e monitoramento ambiental da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) São Geraldo.







A mãe da Kemille mencionou momentos da experiência que vão ficar na memória, como o passeio pela trilha e a parada para comer amoras direto do pé.


“O almoço estava maravilhoso, a flutuação, a trilha foi ótima, o passeio na horta foi bem interessante e as amoras, todo mundo parou para chupar”. Ela também destacou a importância da continuidade do projeto. “As crianças que não foram, vão se esforçar para conseguir ir e até a Kemille disse que já está se preparando para o ano que vem. Já vai começar a juntar desde agora”, finalizou em tom de brincadeira.

A mãe do André também destacou o empenho e comprometimento do filho em separar e levar os materiais para escola semanalmente.

“Eu tenho que agradecer a oportunidade ao meu pequeno, que toda quarta-feira saia com uma sacolinha de latinha, disso e daquilo, sempre falando: Mãe eu vou ganhar o passeio! E ele ganhou! Então a gente tem que agradecer a todos os professores pelo incentivo, ao passeio por poder aproveitar daquela água linda e a todos que se esforçam para ensinar aos nossos filhos a importância de preservar o meio ambiente”.

A mãe do João Guilherme mencionou a oportunidade de interação com o filho.

“Uma coisa que nunca tínhamos feito juntos”,

e também reforçou a continuidade do projeto para que outras crianças e familiares possam desfrutar da mesma experiência.

O passeio, sempre acompanhado pelo guia de turismo, incluiu a demonstração dos projetos desenvolvidos no atrativo, trilhas conhecendo a RPPN São Geraldo e as nascentes do Rio Sucuri, flutuação e passeio de barco, utilizando de equipamentos fornecido pelo atrativo: máscara, snorkel, roupa de neoprene e colete salva-vidas.

Confira as fotos, vídeos e depoimentos do projeto:


Texto: Kemila Pellin Projeto: Osvaldo Esterquile Jr. - In Plantar

424 visualizações0 comentário
bottom of page